Professora Márcia Campos Andrade, nossa colega da UEM, companheira de luta, está passando por uma situação extremamente difícil.
Marcia ingressou como docente do departamento de psicologia da UEM em 2008, e sempre esteve nas lutas sindicais em defesa da educação pública e de melhores condições de vida para todos os trabalhadoras. Fez parte das diretorias da Sesduem em 2013-2015 e 2018-2020.
Infelizmente, foi acometida pela doença de Alzheimer e teve que se aposentar em 2021. A doença tem evoluído de forma muito aguda, e Marcia tem precisado de acompanhamento constante.
Para piorar a situação, a reforma da previdência do Estado Brasileiro, feita no governo Bolsonaro em 2019, e também no Paraná pelo governo Ratinho Jr., deixou Marcia e milhares de outros trabalhadores abandonados, submetidos à própria sorte.
Os proventos de aposentadoria da Márcia são proporcionais aos valores e ao tempo de contribuição enquanto estava ativa. Com isso, Marcia recebe hoje menos da metade do salário que recebia enquanto estava ativa, não sendo suficiente para custear seu plano de saúde, medicamentos e outros produtos necessários.
Hoje Marcia recebe apoio de amigas e amigos, colegas de trabalho, e do seu único filho, que é seu tutor legal, mas há a necessidade de ampliar esse apoio.
A Sesduem se colocou a disposição para apoiar, e foi sugerido por amigos e familiares uma campanha de solidariedade, arrecadando fraldas.
Estamos promovendo essa arrecadação e pedimos a todos os docentes esse apoio.
As fraldas são tamanho M e podem ser entregues na sede da Sesduem Rua Prof. Itamar Orlando Soares nº 305, de segunda a sexta, das 08:30 às 11:30, e das 13:30 às 17:30.