No último dia 06 de junho aconteceu a continuidade da assembleia permanente iniciada em março deste ano e houve informes e deliberações.

Professores temporários

Em reunião com a Reitoria sobre o pagamento do TIDE para os temporários, a reitoria informou à Sesduem da impossibilidade de pagar o TIDE, pois a folha de pagamento não fecha e isso acarretaria, portanto, em improbidade administrativa. A diretoria da Sesduem comunica que se posiciona pela defesa do pagamento do TIDE para os temporários, que devem ser tratados igualmente em relação aos docentes efetivos, e irá batalhar para que haja prorrogação e renovação dos contratos feitos no primeiro semestre até o final do ano.

Luta contra a Reforma da Previdência e os preparativos para a Greve Geral do dia 14 de junho:

A concentração no dia 14/06 – sexta-feira será na Praça Raposo Tavares às 8 horas da manhã.

Projeto da Lei Geral das Universidades apresentada essa semana para as reitorias pela Superintendência de Ciência e Tecnologia (antiga SETI):

O reitor da UEM convocou reunião com os Representantes do Conselho Universitário, do Conselho Administrativo e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (COU, CAD, CEP) e os Sindicatos Sesduem e Sinteemar e apresentou um calendário de debates com a comunidade acadêmica. Até o dia 14 de junho haverá estudos da proposta, um grupo de trabalho fará a simulação da aplicação da Lei e, também, estudos jurídicos do projeto. A proposta reduz drasticamente o número de servidores técnicos e docentes e visa à terceirização de diversos serviços técnicos abrindo precedente para posterior terceirização de outros setores, inclusive de docentes. Além disso, a equação de alunos/curso equivalentes é absurda, pois não considera as especificidades dos cursos, de áreas e da atuação de cursos em outros cursos. Em 19/06 haverá audiência pública na UEM sobre o assunto.

 

Luta pela Data Base e a deliberação pelo Estado de Greve:

1) haverá um calendário unificado para construir a greve juntamente com outros segmentos do funcionalismo público: segurança, saúde e educação;

2) foi aprovado, por unanimidade, o Estado de Greve pelos Docentes da UEM, na luta pela reposição salarial.

Por fim, ficou decidido que na segunda feira, dia 10, às 16 horas, haverá a primeira reunião da comissão de mobilização na Sesduem para a organização de subgrupos de trabalho. E, seguindo o calendário do FES, no dia 18/06 realizaremos a assembleia conjunta para deliberação da greve e plenárias unificadas até dia 25/06.

Comentários

comentários