No último dia 24, aconteceu a continuidade da assembleia permanente que se iniciou em março deste ano. O primeiro ponto de pauta foi a Reforma da Previdência. Foram avaliadas positivamente as quatro palestras realizadas com Marcelo Trindade sobre o tema, sendo duas edições do evento em Maringá, uma no campus da Fazenda em Umuarama e a última em Cianorte. Vale ressaltar a grande presença registrada no campus regional de Cianorte. Os interessados em receber o material usado pelo palestrante, basta entrar em contato com a SESDUEM e solicitar o envio do arquivo. (e-mail: sesduem@gmail.com)

A diretoria também informou que será distribuída cartilhas sobre a Reforma da Previdência. Com a aprovação da proposta na CCJ ficou evidente a necessidade de reforçar o trabalho com a comunidade interna e externa, a fim de mostrar os estragos e desmontes que esta proposta apresenta.

Sobre a paralisação do dia 29 de abril, ficou firmada a unificação da luta para o pagamento da Data Base. Sendo assim, a UEM irá parar no 29 de abril de 2019. Na assembleia, muito foi discutido sobre a importância da luta reposição das perdas da inflação, que neste período já chega a 17,02%. Caso não seja aplicada uma reposição salarial até o final deste ano, a perda passa de dois salários dos servidores. A data também registra 4 anos do massacre que aconteceu em 2015 no centro Cívico, em Curitiba.

Além da deliberação pela paralisação marcada para a próxima segunda-feira (29), a SESDUEM estará representada por três membros da nossa diretoria para participar das atividades na capital. Aos que ficarem em Maringá, serão de extrema importância a presença em atividade conjunta com outros sindicatos dos servidores públicos estaduais que está marcada para acontecer na Praça Renato Celidônio, a partir das 9 horas da manhã.

A assembleia também teve como pauta a questão da contração de efetivos e realizações de novos concursos, assim como a necessidade de fortalecimento de um coletivo que discuta as condições dos professores temporários para que não deixemos essa parcela importante de nossos quadros sem representação e indefesos na luta contra a precarização de suas atividades.

FES

Foi informado que a Profa. Marlei Fernandes de Carvalho enviou um e-mail informando o recebimento do oficio solicitando a nossa entrada da SESDUEM no FES. A solicitação será levada para análise e deliberação na plenária do FES. A professora ressaltou também, a necessidade de unidade na luta neste momento de tantos ataques aos trabalhadores (as).

Por fim foi informado que no sábado (27), acontecerá em Curitiba, mais uma reunião do Comando Sindical Docente, coletivo que congrega todas as seções sindicais do ANDES-SN que representam os docentes das IEES do Paraná. A reunião tratará das pautas de lutas com a presença da Profa. Eblin Farage (UFF) ex-presidente e atualmente secretária geral do ANDES-SN.

Comentários

comentários