Confira a seguir a síntese das ações e veja o boletim completo no link abaixo:

Síntese

As Seções Sindicais de Docentes das sete Universidades Estaduais do Paraná trabalham em conjunto na construção da luta em 2025.

Confira as principais pautas, as ações já realizadas e os próximos passos da luta.

Veja também no site da Sesduem a íntegra do último boletim do CSD, detalhando essa luta.

Principais Pautas

  • Revogação da Lei Geral das Universidades (LGU): a LGU enterrou a autonomia universitária e estipulou parâmetros para orçamento e contratação de pessoal que estrangula a universidade. Seguimos apoiando a ação de inconstitucionalidade e debatendo a lei nos diversos espaços da universidade.
  • Recomposição salarial dos docentes: Sem pagar a reposição das perdas inflacionárias, os salários já estão com 47% de defasagem salarial. Mesmo se consideradas as conquistas dos adicionais de titulação com a greve de 2023, os salários ainda são muito mais baixos do que em janeiro de 2016, última vez que houve o pagamento integral da reposição salarial.
  • Melhorias na carreira docente: reivindicamos que o nivel de titular faça parte da carreira e esteja acessível a todos os docentes, sem a necessidade de realização de novo concurso.
  • Direitos para contratos temporários: é preciso garantir isonomia, estendendo o auxilio alimentação, TIDE, e tempo para que os docentes tenham condições de seguir no desenvolvimento de suas pesquisas e atividades extensionistas para além das aulas.

Principais ações já realizadas

  • Planejamento do FES: estivemos nas reuniões do Fórum das Entidades Sindicais, buscando construir uma unidade nas reivindicações em relação à data-base, assistência à Saúde (SAS), concursos e fim da contribuição previdenciária dos aposentados.
  • Reunião com a SEAP: conseguimos uma primeira reunião com a Secretaria de Administração e Previdência para apresentar as pautas da categoria. A secretaria ficou de “fazer estudos marcar nova reunião para o final de março com resposta Às reivindicações”
  • Planejamento e Estudos do CSD: O Comando Sindical Docente vem realizando estudos que mostram os impactos negativos da LGU, a falta de concursos em quantidade adequada, os cortes orçamentários, a defasagem salarial, entre outros. O CSD utiliza esses estudos para subsidiar a luta da categoria e debater com o governo. Atualmente o CSD tem formado um GT verbas e um GT Carreira. Há também diálogos no CSD para construir unitariamente ações em todas as universidades pautando as reivindicações.

Próximas ações

  • Assembleia da Sesduem: 25/03 (terça-feira). Serão debatidas as pautas e as ações dos docentes para ampliar a força das reivindicações.
  • Reunião FES: Próxima reunião será em 27/03 (quinta-feira) para avaliar o início da luta pela data-base e construir calendário de mobilizações em abril
  • Mobilização 02/04: o CSD propõe que os docentes de todas as universidades façam paralisações e/ou mobilizações para denunciar a falta de diálogo e os calotes sucessivos que o governo tem imposto. As ações desse dia serão deliberadas na assembleia da Sesduem.
  • Paralisação 29/04: o CSD levara ao FES a proposta de organização de paralisação geral dos servidores do Estado nesta data. Um das intenções é marcar os 10 anos do trágico 29 de abril, relembrando as ações truculentas do governo contra os servidores que resultaram no assalto à nossa previdência. Além disso, essa data está próxima do limite para que o governo anuncie o pagamento da data-base, que deve valer a partir de 1 de maio. Essa ação também será debatida e deliberada em assembleia.

Filie-se à Sesduem e fortaleça a luta da categoria Docente

A sua participação é essencial para a conquista dos direitos da nossa categoria!

Junte-se à nossa luta por:

  • Salários justos
  • Melhores condições de trabalho
  • Defesa da autonomia universitária

Comentários

comentários