Acompanhando as atividades do Dia do Trabalhador, a Sesduem (Seção Sindical dos Docentes da UEM), em parceria com a Unidade Classista (corrente sindical do PCB), com o Sismmar (Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá) e com outros sindicatos de Maringá realizarão uma atividade de debate e formação política com a professora Sofia Manzano.

Será uma oportunidade para debatermos juntos a conjuntura política e econômica, e os desafios para a organização da classe trabalhadora.

Breve Conjuntura

Apesar da derrota eleitoral de Bolsonaro, as forças reacionárias continuam dominando as pautas econômicas, controlando e freando medidas possivelmente mais progressivas do governo Lula. Isso aponta, mais uma vez, para a necessidade de retomar a organização dos trabalhadores, com independência de classe, para superar a precarização das condições de trabalho, melhorar os níveis salariais e fortalecer os seus instrumentos próprios de luta.

Os empresários, setores do agronegócio e das finanças se articulam para fazer valer seus interesses no Congresso e junto ao governo federal. Nós, trabalhadores, precisamos discutir em conjunto as nossas pautas, levantar nossas bandeiras e de que forma organizaremos nossas reivindicações nessa nova conjuntura que se abriu, a fim de ampliarmos nossas conquistas e direitos.

Sobre a Palestrante

Sofia Manzano é professora de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e tem se especializado em estudos sobre economia nacional, mercado de trabalho e desigualdades sociais. Ela foi também candidata à Presidência da República, em 2022, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

A atividade é gratuita e voltada para toda a classe trabalhadora. Participem!

Serviço

📋 Título: Conjuntura política-econômica e a necessidade de organização da classe trabalhadora

🗓️ 05/05/23 (sexta-feira)
🕖 19:00
📍 UEM (Auditório da Biblioteca Central)

Comentários

comentários