Nos dias 29 e 30 de novembro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi sede do Encontro da Regional Sul do ANDES-SN, que contou com a presença de 8 seções sindicais e sindicatos representativos das universidades públicas do Paraná e de Santa Catarina. O evento destacou-se pela ampla participação e pelos debates aprofundados sobre temas cruciais para a educação pública no Brasil e carreira docente.

A abertura foi marcada pela presença do presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, que reforçou a importância da unidade sindical na luta contra o desmonte das universidades públicas e na defesa da valorização docente. Movimentos Estudantis, DCE e APG também estiveram presentes no encontro.

Entre os temas debatidos estavam a crise civilizatória e o colapso ambiental, além das condições de saúde e trabalho dos docentes. Um dos destaques foi discussões sobre o questionário nacional de saúde docente, promovido pelo ANDES-SN, que busca mapear e enfrentar os desafios enfrentados pela categoria.

No evento, as/os presentes discutiram e debateram sobre o orçamento público e o financiamento das universidades públicas e também sobre os encaminhamentos definidos no 67° CONAD e no 15° CONAD Extraordinário.

O evento foi encerrado com um encontro cultural, promovendo a integração dos participantes e reafirmando o compromisso de todos com a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A presença de 8 sindicatos e a condução de debates de alto nível reforçam a relevância do Encontro da Regional Sul como um espaço estratégico para o fortalecimento da luta docente.

Comentários

comentários