Na tarde desta quinta-feira (22), o presidente da Sesduem, Professor Edmilson Aparecido da Silva, acompanhado pela primeira tesoureira Thais Godoi de Souza, entregou à deputada estadual Ana Júlia uma carta com as principais reivindicações da categoria docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O documento detalha diversos pontos que necessitam de atenção imediata, visando a melhoria das condições de trabalho e o respeito aos direitos profissionais dos docentes.

Entre as demandas apresentadas, destaca-se a defesa pela revogação completa da Lei Geral das Universidades (LGU), a necessidade urgente da reposição salarial através do pagamento da data-base acumulada há quase uma década, além da adoção do Piso Nacional dos Professores da Educação Básica como salário base inicial para os docentes das instituições estaduais de ensino superior (IEES) do Paraná. Também foi solicitado o reconhecimento formal do nível de professor titular na carreira docente.

Outro ponto importante apresentado na carta diz respeito à imediata nomeação dos professores aprovados em concurso público, atualmente prejudicados pela burocracia e falta de autonomia da UEM. Além disso, foi requisitada a garantia de abertura imediata de novos concursos públicos para docentes e técnicos administrativos, a retomada da autonomia administrativa e pedagógica do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) e a reforma do espaço de convivência dos docentes da universidade.

Comentários

comentários