O 39º Congresso do ANDES-SN entra em seu segundo dia. Após as plenárias de Abertura, Instalação e Conjuntura, e Movimento Docente, hoje (5) iniciam-se os grupos mistos. Essa fase do congresso visa discutir e debater com mais profundidade os temas propostos para ser levado à planária nos dias finais do evento. Os docentes mais de 700 docentes estão divididos em 14 grupos para início dessas atividades.

Os trabalhos começaram às 9 horas com o tema II “Planos de Lutas dos Setores”. O assunto é um dos mais esperados pelas (os) delegadas (os) do congresso, pois a educação vem passando por um momento delicado neste governo. No segundo semestre de 2019, a educação brasileira deparou-se com o programa “Future-se”, lançado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O “Future-se” é uma proposta para Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), porém, com o apoio de diversos governadores dos estados brasileiros, o programa sofre sérios riscos de ser reproduzido em Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

Vale lembrar que no Paraná, o Governador Ratinho Junior (PSD) apresentou uma minuta da Lei Geral das Universidades, que mais lembra um “Future-se estadual”. O Projeto de Lei Complementar (PLC 04/2019) congela carreiras por 20 anos, impede reajustes salariais como data-base, impossibilita avanços e crescimentos na carreira, enquadramentos salariais, transições e demais direitos. Em resposta a esses ataques, o movimento docente deflagrou greve nas universidades em momentos distintos de 2019. Os decentes paranaenses acumulam uma perda de 17,04% desde 2016, conforme apontado pelo DIEESE.

Voltando ao congresso, os grupos mistos, que seguem à tarde e à noite são dedicados a discussão do tema III “Plano Geral de Lutas”. Os debates ficam em torno de estratégias, novas ou não, para fortalecer e intensificar ações para 2020. As pautas, em sua maioria, são voltadas à educação, porém, outros assuntos são abordados entre eles política de classe para as questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, comunicação e arte, política agrária, urbana e ambiental, ciência e tecnologia, seguridade social e aposentadoria, entre outros assuntos.

Os delegados da SESDUEM, definidos em assembleia geral no dia 19 de dezembro de 2019, estão distribuídos nos grupos e representam nossa seção sindical nas discussões e votações.

Amanhã (6), os trabalhos continuam com mais um bloco dos grupos de trabalho. Já à tarde, a partir das 15 horas, começa a plenária com com o tema “Planos de Lutas dos Setores”.

Comentários

comentários