No ano de 2022, a Seção Sindical dos Docentes da UEM – SESDUEM completará 15 anos de existência.
Durante esses anos, a entidade consolidou-se na condução da luta pelos direitos dos docentes da UEM, na luta pela classe trabalhadora (em parceria com as demais entidades sindicais locais, estaduais e nacionais) e na defesa dos direitos das minorias sociais. Ao se firmar como entidade representante da categoria docente da UEM, a SESDUEM realizou um antigo sonho dos nossos docentes de ter uma entidade sindical que respondesse, com mais especificidade, às nossas demandas e reivindicações, problematizando e debatendo o interesse da categoria e da Universidade. Lembrando que a educação é um direito social, expresso no Caput do Art. 6º e no Art. 207º. da Constituição Federal, que preza pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão em nosso país.
Contudo, com o atual cenário de crise política e econômica mundial e nacional, além do desmonte do
Estado brasileiro, faz-se necessário que nossas bandeiras sejam bem definidas e as lutas por direitos
unifiquem-se quando, juntos às nossas classes, nos organizamos em sindicatos com base definida por ramo de atividade para garantir:
- A defesa da Universidade Pública e gratuita, a autonomia administrativa, de gestão financeira e
patrimonial; - A luta por salários dignos e por financiamento público para pesquisa, ensino e extensão;
- A luta para abertura de concurso público para a carreira docente e políticas afirmativas;
- A luta pela Data-base e melhoria na carreira docente, integrando a carreira de Titular ao avanço
funcional.
Importante relembrar que no ano de 2019, após decisão definitiva no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, a SESDUEM venceu definitivamente uma ação que questionava sua legitimidade (Ação Rescisória nº 00184-2011-909-09-00-0) e, neste momento, a SESDUEM encontra pela frente o seu maior desafio: unificar a categoria docente para fortalecer a luta por nossos direitos e espaço de trabalho, num contexto no qual o ultraliberalismo político-econômico ameaça extinguir direitos históricos da nossa categoria e de toda a classe trabalhadora, e cuja sobrevivência da Universidade Pública e Gratuita, tal como conhecemos, está em risco.
Além disso, vive-se uma conjuntura em que a categoria docente se apresenta de forma plural quanto
a posicionamentos políticos. A SESDUEM tem como finalidade representar a categoria docente e promover espaços para a discussão contínua sobre: a) o modelo de Universidade Pública que queremos; b) a autonomia universitária; c) a carreira docente; d) o financiamento das IEES; e) a data-base; f) as urgências da comunidade local e da sociedade em geral, dentre tantas outras questões que contribuam para a reconstrução de nossas ações e bandeiras de lutas.
Mediante essa conjuntura, apresentamos à comunidade docente a Chapa EM DEFESA DA
UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA (biênio 2022/2024).
Constituição da Chapa
Presidente: Simone Sartori Jabur (DTP)
Vice-presidente: Washington Luiz Félix Santos (DET)
Secretário geral: Thiago Fanelli Ferraiol (DMA)
Primeiro secretário: Edmilson Aparecido da Silva (DCC)
Primeiro tesoureiro: Rinaldo Aparecido Galete (DCO)
Segunda tesoureira: Maria de Fátima Garcia (DCO)
Secretário Cultural: Rogério Massarotto de Oliveira (DEF)
Secretário de Formação Sindical: Roger Domenech Colácios (DFE)
Primeira suplente: Roselene de Fátima Coito (DLP)
Segunda suplente: Fabiana Aparecida de Carvalho (DBI)
A Chapa EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA apresenta, então, sua proposta de trabalho, contendo ações e metas para o Biênio 2022/2024, cujo objetivo é fortalecer o papel sindical da SESDUEM, dando maior efetividade às ações já existentes no sindicato e às que virão nesse período de trabalho, ampliando a atuação por meio de uma gestão democrática e com a participação dos filiados.
Desta forma, comprometemo-nos a reorganizar as ações e as metas da SESDUEM estabelecendo uma
divisão de trabalhos, que deverá ser coordenada pelos diretores e colaboradores da chapa, em Consonância com os objetivos que serão amplamente debatidos e consolidados por meio das Assembleias.





